Tags

Os governos populistas se caracterizam pela  presença de um líder carismático que consegue conquistar a confiança das massas e do senso comum através de uma linguagem simples e utilização de  propagandas contínuas nos meios de comunicação.

Os Lideres populistas vendem a ideia de que são capacitados para resolverem quaisquer  problemas de uma nação deslegitimando as instituições democráticas que governavam antes, normalmente usando discursos extremistas ou autoritários.

Até o final de 1970 esse tipo de comportamento político era encarado como algo pejorativo em diferentes correntes ideológicas e políticas, tanto da esquerda quanto da direita, e foi diversas vezes usado como desqualificação do adversário.

Normalmente o populismo visa defender as classes trabalhadoras, entretanto ele não é uma corrente política e ideológica exclusiva da esquerda. Embora tenha se destacado no século XIX na Rússia por meio da reforma agrária, muitos políticos populistas não possuem ideologias de esquerda.

O presidente Getúlio Vargas e Lula da Silva são exemplos de presidentes populistas de esquerda no Brasil, Já Jânio Quadros e Jair Bolsonaro se enquadram no populismo de direita.

Na América do Norte temos o exemplo em 2016 da campanha eleitoral altamente populista e direitista de Donald Trumb, onde o principal discurso era “nós” (Trump coligado ao povo) e “eles” (restante dos partidos políticos, vistos todos como corruptos).

No geral é depositado grande esperança nesses políticos com a falsa ideia de que eles são os heróis da nação, já que os mesmos aproveitam de momentos de instabilidade política, financeiras e sociais para se promoverem. Por fim, serão lembrados por fazerem ou não coisas boas.

 

Referências:

Disponível em:< https://www.significados.com.br/populismo / >. Acesso em: 2018. set. 2018.

Disponível em:<  https://pt.wikipedia.org/wiki/Populismo >. Acesso em: 2018. set. 2018.